Quais são os tipos de indenização que existem para
danos ao veículo segurado?
Perda parcial
As avarias de um sinistro
que podem ser consertadas por um valor abaixo de 75% do valor do carro,
conforme o critério adotado no contrato, são consideradas para efeito do seguro
"perda parcial".
Dependendo da extensão dos
danos, ou seja, não ultrapassados os 75% do valor do carro, a seguradora se
responsabilizará pelo reparo do veículo, ficando o segurado responsável pelo
pagamento da franquia (participação do segurado nos prejuízos) diretamente à
oficina.
Indenização integral
O sinistro de danos ao
veículo que, em decorrência de sua extensão, não torna viável economicamente a
sua reparação é, comumente, chamado indenização integral.
Essa situação ocorre quando
os custos de reparação do veículo são superiores a 75% do Limite Máximo de
Indenização, que é a quantia correspondente ao valor segurado do veículo.
A seguradora indenizará o
segurado em valor equivalente ao veículo – indenização integral –, conforme a
modalidade de contratação escolhida. No caso de roubo e furto, a indenização
integral só é reconhecida se o seu carro não for recuperado antes do pagamento
da indenização pela seguradora.
Quais são os tipos de indenização para roubo ou furto
do veículo segurado?
Caso seu veículo segurado
seja roubado ou furtado e não for encontrado antes do pagamento da indenização,
você receberá da seguradora a quantia equivalente ao valor de mercado. O valor
de mercado é calculado de acordo com a modalidade que você contratou, que pode
ser valor de mercado referenciado ou valor determinado.
Quais são os tipos de indenização que existem para
danos a terceiros?
Quando o veículo segurado
for responsável por um acidente que cause danos a terceiros – pessoas ou
objetos –, a seguradora reembolsará o segurado pelas despesas que ele for
obrigado a pagar, tais como reparo dos danos materiais, despesas
médico-hospitalares, indenização a pessoas feridas ou a seus beneficiários,
inclusive em caso de morte.
O procedimento mais usual é
que a seguradora indenize diretamente a pessoa, o proprietário do bem atingido
ou a oficina que reparou o veículo.
Acessórios, carrocerias, equipamentos, blindagem e
kit-gás estão cobertos na apólice de seguro de automóveis?
O seguro para acessórios –
rádios e similares –, carrocerias e equipamentos “de serviço” de caminhões,
assim como blindagem de veículos e kit-gás – cilindros e demais equipamentos
necessários – deve ser contratado com cobertura específica. Na hipótese de se
materializar o risco previsto na cobertura, inclusive roubo ou furto, a
seguradora se responsabilizará pelo reparo ou pagará a indenização, de acordo
com o valor estipulado na apólice.
A apólice de seguro de automóveis inclui cobertura
para Acidentes Pessoais de Passageiros (APP)?
Esta é outra cobertura
adicional. No caso de acidente em que algum dos passageiros do veículo segurado
seja ferido e a cobertura de APP tiver sido contratada, a seguradora arcará com
as despesas médico-hospitalares ou indenizará o segurado ou seus beneficiários.
As coberturas que podem ser contratadas são: morte, invalidez permanente e
despesas médico-hospitalares.
O que é o serviço de Assistência 24h ou Assistência
dia e noite?
Os serviços de atendimento
ao segurado, chamados Assistência 24 horas ou Assistência dia e noite,
garantem, em caso de pane ou acidente, a prestação de socorro ao veículo
segurado e seus ocupantes, como reparo mecânico no local ou guincho. Estão
incluídas também no Serviço de Assistência coberturas como chaveiro, troca de
pneu, hospedagem em caso de impossibilidade de retorno, entre outras.
Como é calculado o valor do prêmio do seguro de
automóvel?
Na linguagem do seguro,
prêmio é o valor que você paga para ter direito ao seguro.
No seguro de automóveis,
como em qualquer outra modalidade, quanto maior o risco, maior o prêmio.
As seguradoras calculam o
risco com base em dados estatísticos gerais, que lhes permitem saber, por
exemplo, em que porcentagem as mulheres batem menos os carros que os homens, em
que regiões os roubos são mais freqüentes, que modelos têm custos de reparos
mais caros, etc.
São levadas em consideração,
também, para a determinação do prêmio, informações específicas de cada cliente,
tais como seu histórico de sinistros e mesmo acidentes ou roubos de veículos
não segurados, além de histórico de crédito, entre outros.
O valor do prêmio será
fixado pela seguradora a partir das informações que você prestar sobre o
automóvel e, em geral, sobre seus dados pessoais e de quem mais vai dirigir o
carro, se tem garagem para o pernoite e no trabalho, região em que reside,
dentre várias questões que, no conjunto, formam o perfil do segurado. Daí que o
questionário preenchido pelo segurado é de fundamental importância.
O valor final do prêmio é o
resultado do custo do risco – quanto a seguradora estima que vai gastar, em
média, com os sinistros da apólice – mais a remuneração do corretor (comissão),
os gastos administrativos (funcionamento) da seguradora, impostos e lucro.
As seguradoras têm liberdade
para estipular o valor do prêmio e oferecem várias opções de financiamento do
seguro. Vale lembrar que o documento de cobrança deve ser entregue ao segurado
no máximo em até cinco dias úteis antes da data do vencimento.
Maiores detalhes e outras informações??
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