Sinistro


DEFINIÇÃO de SINISTRO:
No mercado de seguro, sinistro refere-se a qualquer evento em que o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material. Representa a materialização do risco, causando perda financeira para a seguradora.

Sinistro pode ser considerado como Parcial e Integral. Parcial quando o veículo sofre algum tipo de colisão, alagamento ou Incêndio, que podem sofrer reparos quando não atigem 75% do valor do carro, passando de 75% do valor do carro estipulado na tabela da segurado o carro e caracterizado com PERDA TOTAL (SINISTRO INTEGRAL). Sinistro Integral nada mais é que, quando o veículo é roubado, furtado e quando sofre um sinistro e esse valor e superior a 75% do valor do carro, assim caracterizado como Perdal Total.

O processo de avaliação do sinistro inclui: apuração de danos, onde se procura levantar causa, natureza e extensão das avarias, podendo ser feito mediante a vistoria, registros policiais e outros; regulação, onde se analisa se o evento está coberto ou não e definir quem será o beneficiário e qual o valor da indenização; e liquidação, onde se realiza o pagamento da indenização ou encerrar o processo sem indenização, sendo mediante a comprovar algum equivoco, fundamentar a negativa, negociar eventuais salvados e tentar ressarcimento contra o causador do evento.



A PRATTI Corretora, Assessoria e Consultoria de Seguros criou uma Central de Atendimento voltada para atender o segurado em caso de eventuais sinistros, com o objetivo de melhor auxiliá-lo 24 horas por dia.

Isso porque proporcionamos atendimento personalizado tanto na hora do fechamento da proposta quanto em casos de prejuízo ou dano. 

Basta ligar para para (55) 3317-1910 / 3217-1910 (até as 18h) e plantão (55) 8428-5265 (das 18h até as 8h do dia seguinte) .


Com a PRATTI, você fica mais tranqüilo, e ainda conta com as mais conceituadas seguradoras do mercado.





Principais Dicas e Procedimentos em casos de Sinistros:


Automóvel

  Colisão, Incendio ou Enchente
- Sinalize imediatamente o local do acidente.
- Avise as autoridades competentes:

Telefone 190 - Policia Militar

Telefone 147 - Policia Civil 
 Faça imediatamente o boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.
  
Lembre-se: não remova o veículo do local sem antes fazer o boletim de ocorrência.
- Entre em contato imediatamente com a Seguradora (através do 0800 do seu cartão) e solicite a abertura do processo de sinistro ou ainda avise o corretor da PRATTI Corretora de Seguros.
- Caso haja necessidade, solicite o guincho através da Central 24 Horas de Atendimento.
Na comunicação faça o agendamento da vistoria na oficina em que serão feitos os reparos do veículo. 


DOCUMENTOS: 

O cliente deverá fornecer a cópia dos documentos:
  • Cópia do Boletim de Ocorrência da Policia Militar
  • No caso de acidente com vítima:
    Cópia do Boletim de Ocorrência da Polícia Civil
  • Cópia do D.U.T. (Documento Único de Transferência) - Frente e verso
  • Cópia do C.N.H. (Carteira Nacional de Habilitação)
  • Cópia do comprovante de residência
  • Cópia do CPF
  • Cópia do RG
  • Para veículos com restrição financeira (financiamento, consórcio ou leasing):
    Cópia da última parcela paga para a financeira
Nesta etapa documentos complementares poderão ser solicitados para conclusão da análise.




Roubo / Furto com Indenização Integral 

- Solicite junto aos órgãos competentes o registro da ocorrência policial:
 Telefone 190 - Policia Militar
 Telefone 147 - Policia Civil
-
Faça imediatamente o Boletim de Ocorrência Policial em uma delegacia próxima.

- Avise imediatamente a sua Seguradora e o corretor da PRATTI Corretora de Seguros.
- Posteriormente, se possível no mesmo dia, encaminhe a ocorrência policial e o Aviso de Sinistro (caso não tenha sido comunicado a Seguradora) a PRATTI Corretora de Seguros.
O cliente deverá fornecer a cópia dos documentos:
  • Cópia do Boletim de Ocorrência da Policia Civil (furto ou roubo)
  • Cópia do D.U.T. (Documento Único de Transferência) - Frente e verso
  • Cópia do C.N.H. (Carteira Nacional de Habilitação)
  • Cópia do comprovante de residência
  • Cópia do CPF
  • Cópia do RG
  • Para veículos com restrição financeira (financiamento, consórcio ou leasing):
    Cópia da última parcela paga para a financeira
    Confira os procedimentos para estes casos

Outros documentos serão solicitados para a conclusão da análise ou a liberação do pagamento.
Nestes casos, consulte a área de documentos e formulários para auxílio no preenchimento de outros documentos solicitados na análise, por exemplo D.U.T. (documento único de transferência).  

 

Terceiros

Procedimentos para abertura e acompanhamento do processo de sinistro de perda parcial em que o responsável pelo acidente foi você.

- Comunique a Seguradora imediatamente. Informe o nome completo do segurado, o modelo e placa do veículo.
- Na comunicação faça o agendamento da vistoria na oficina em que serão feitos o reparo do veículo.
- Para a liberação do atendimento é necessário que o segurado assuma a responsabilidade pelo acidente e tenha a sua culpa identificada.
- Documentos serão solicitados para a conclusão da análise.
Nestes casos, consulte a área de documentos e formulários para auxílio no preenchimento de outros documentos solicitados na análise.

- A vistoria de sinistro é realizada para elaboração do orçamento e constatação dos danos.
- O prazo para conclusão dos reparos é informado pela oficina.

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